sexta-feira, 27 de maio de 2011

Palestra sobre bullying no Colégio Oswaldo Tognini









Como autora da lei 4.604, de 13 de março de 2008, que institui o programa de prevenção da violência nas escolas de Campo Grande, posso dizer que estou muito satisfeita com as palestras sobre bullying que venho proferindo nas Escolas de Campo Grande - MS. Percebo que as instituições de ensino estão realizando ações para coibir este tipo de ato .



Continuar a percorrer as escolas da Capital para alertar as crianças e os professores presentes quanto à diferença entre uma brincadeira de amigos e a agressão conhecida como bullying, além de reforçar a importância de políticas contra às práticas de violência no ambiente escolar é fundamental para termos um futuro melhor.


Quero agradecer , porque nesta semana, a convite da direção do Colégio Oswaldo Tognini, administrada pela Funlec - Fundação Lowtons de Educação e Cultura estive palestrando sobre o tema durante três dias consecutivos acerca de 300 alunos, do 6° ao 9º ano do turno da manhã. Uma das finalidades foi promover a troca de ideias para solucionar o aparecimento se situações que envolvam o bullying na escola.

Em minha explanção, disse aos estudantes que a situação é preocupante, e por isso a importancia de se combater o bullying. Coloquei vários pontos, entre eles, lembrei que este tipo de violência acontece mundialmente, em todas as escolas e que pais , educadores, até mesmo os alunos tem um papel fundamental no combate e controle da agressão. A peemedebista destacou que principalmente os pais tem que ficar atentos ao comportamento de seu filho, apontando caminhos certos e errados. Eles têm que se mostrar disponível para ouvir e aconselhá-los a não revidarem os acontecimentos.

“ O bullying traz problemas e consequências para a criança, o adolescente e o adulto. Quem sofre este tipo de agressão tem sua vida marcada para sempre”, enfatizei, deixando claro a eles que o responsável pelo ato do bullying pode também ser enquadrado no Art. 129 do Código Penal, crime de lesão corporal, que dispõe “Ofender à integridade corporal ou a saúde de outrem”.

Ao final das palestras, professores e alunos puderam manifestar suas opiniões e fazer sugestões para melhorar ainda mais o comportamento escolar dos estudantes. Para encerrar, fiz questão de deixar minha mensagem de incentivo aos alunos que “ Ser feliz é respeitar as diferenças do próximo. Por isso faça uma escola melhor para você e para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário