sexta-feira, 13 de maio de 2011

Semana da Enfermagem








Primeiramente quero parabenizar os enfermeiros pela passagem do seu dia e agradecer a direção e os estudantes do curso Técnico de Enfermagem do Colégio Cegran (Centro de Ensino Campo-Grandense), em Campo Grande - MS, pelo convite em proferir palestra na Semana de Enfermagem sobre um tema extremamente importante - o "Bullying".
Como autora de diversas leis voltadas à saúde e educação, venho proferindo palestras há algum tempo em vários segmentos da área educacional. Nesse sentido, fiquei muito feliz em falar sobre a importância da profissão para a qualidade de vida e bem estar de toda a comunidade, além de suas ações e alertas diante do fenômeno “bullying”. Durante a palestra, destaquei ser significativo procurar se manter informado em relação a fatores que afetam a vida das comunidades de seu raio de influência. Colaborar, por meio de ações sociais, para a melhoria da qualidade de vida de todos, é um dos compromissos que mantém forte e constante a escolha da profissão. Sobre o fenômeno bullying e as ações de enfermagem, busquei conhecer o que os profissionais de enfermagem estão fazendo para minimizar e prevenir essas situações de violência nas escolas, já que as crianças causadoras e vítimas de bullying visitam mais a enfermaria que outros estudantes por doenças, ferimentos ou reclamações.
As conseqüências para as vítimas e para os autores de bullying são negativas. Por isso é fundamental que se faça a prevenção para os envolvidos com esse tipo de violência, com orientações de resolução do problema não somente para autores e vítimas, mas também para professores, pais, profissionais da saúde e toda a comunidade envolvida. Não há como negar os danos desencadeados pelo bullying que são direcionados aos adolescentes, uma vez que simplesmente não podemos virar as costas a esse problema de ordem social. A efetividade das ações virá a partir do momento em que qualquer profissional exercer plenamente sua cidadania, contribuindo para não clandestinidade desse tipo de violência.
Meus Parabéns a td categoria. Que Deus os abençoe sempre...!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário