quarta-feira, 25 de maio de 2011

Prêmio Mister Apa....



Diversas personalidades e entidades foram homenageadas nesta quarta-feira (25/05) com o troféu “Mister Apa”, entregue durante a sessão solene no plenário da Câmara da Capital. Este prêmio que está em sua 6ª edição, foi criado para prestar homenagem a diversas personalidades que têm uma trajetória de luta pela valorização da diversidade étnico-racial e pela inclusão social dos negros na sociedade campo-grandense.
Na oportunidade homenageei grandes mulheres: Abigail Martins da Silva que exerce o cargo de presidente da comunidade Kilombola de Furnas do Nionizio , localizada no município de Jaraguari; e a Culinárista e membro do coletivo de Mulheres Negras, Suely de Souza Ramos que atualmente ministra cursos na comunidade Tia Eva e São João Batista em Campo Grande.
O prêmio Mister Apa, foi criado através do decreto legislativo n° 954/06 e é entregue anualmente pela Câmara. Os homenageados são indicados por 17 entidades ligadas ao movimento negro na Capital. Como parte destas comemorações, a Câmara Municipal de Campo Grande instituiu em 2006 o Prêmio Mister Apa, em homenagem ao grande líder negro Aparício Luiz Xavier de Oliveira, conhecido como Mister Apa, por ser um dos pioneiros na luta pelas conquistas da população negra na Capital.
Todos nós temos consciência e conhecimento da importância de suas lutas e trabalhos em nosso País; Por isso é sempre uma honra homenageá-los”

Nenhum comentário:

Postar um comentário