quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Escolas em tempo integral

Desde o meu primeiro mandato como vereadora, sempre me esforcei em garantir escolas em tempo integral na Capital. No ano passado isso se tornou realidade no nosso município, com a implantação das escolas municipais Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, no bairro Paulo Coelho Machado e Professora Iracema Maria Vicente, no bairro Rita Vieira.

As duas escolas se tornaram exemplos de educação, tanto em Campo Grande quanto no interior. Por conta disso, a SED (Secretaria de Estado de Educação) definiu que, a partir do ano que vem, 13 escolas irão oferecer o ensino integral, sendo quatro do fundamental e nove do médio.

O ensino médio integral será oferecido nas escolas estaduais Roberto Scaff (Anastácio), Guaicuru (Anaurilândia), Abadia Furtado Inácio (Camapuã), Manoel Bonifácio (Campo Grande), Hermelina Barbosa Leal (Cassilândia), Vila Brasil (Fátima do Sul), Austrílio Capilé (Nova Andradina) e Viriato Bandeira (Coxim).

Outras quatro vão oferecer o ensino fundamental: Antônio Delfino, Luiza Vidal Borges Daniel e Delmira Ramos, na Capital; e Gabriel Vandoni, em Corumbá. As duas primeiras já adotaram o novo sistema neste ano em Campo Grande.

Cada escola deverá oferecer 350 vagas, no máximo.

Fico muito feliz em saber que o projeto está tomando proporções estaduais e sendo copiado em outras capitais.

Como o ensino integral, os alunos entram nas escolas às 7h30 e ficam por lá até 17h. São praticamente nove horas e meia de atividades escolares, pesquisa, lazer e interatividade. A alimentação é garantida através de quatro refeições diárias: café da manhã, lanche matinal, almoço e lanche da tarde.

Um dos principais objetivos do projeto é afastar crianças do risco de prostituição, drogas, formação de gangues e outros gravíssimos problemas sociais.

A secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, já disse que a oferta em período integral melhorou a qualidade do ensino. Em contrapartida, percebo que o governador André Puccinelli (PMDB) anseia melhorar o ensino médio no estado, a exemplo do da Capital.

Agradeço o apoio do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), que acreditou no projeto das escolas integrais e providenciou a construção de duas escolas que funcionam nesse período.

Campo Grande agradece!

* A primeira foto foi tirada no ano passado, durante o descerramento de placa na inauguração da Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, no bairro Paulo Coelho Machado. Já a fachada da Escola Municipal Professora Iracema Maria Vicente, no bairro Rita Vieira, pode ser conferida na segunda foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário