quinta-feira, 29 de setembro de 2011

mais acompanhamento na merenda escolar



Todo mundo sabe da importância de comer bem: traz benefícios para a saúde, ajuda a nos manter ativos para realizar as tarefas do dia a dia e melhora até o humor. Uma alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias químicas de que o corpo precisa para funcionar corretamente. Requer muita diversidade de ingredientes em todas as refeições, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Na escola, um espaço ocupado por crianças e jovens, isso se torna ainda mais relevante. Porém todo mundo sabe que a oferta de alimentos saudáveis nas cantinas e lanchonetes que funcionam dentro das escolas costuma ficar bem abaixo do desejável. Por questões de praticidade, custo e armazenamento, infelizmente é mais fácil encontrar produtos industrializados, que têm prazo de validade - e mais, causam mais danos à saúde

A intoxicação de mais 180 crianças na Escola Municipal de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, no Bairro Rita Vieira, em Campo Grande, me levou a contestar a qualidade da merenda escolar oferecida pelas escolas públicas aos alunos em Campo Grande, visto que, algumas mães já haviam levado ao meu conhecimento reclamações sobre alguns alimentos usados na rotina alimentar, como por exemplo a salsicha e o ovo.

Quero salientar que fiquei muito preocupada com a situação, o que me motivou mais do que nunca voltar a cobrar uma fiscalização mais intensa por parte do poder publico para garantir a segurança alimentar das crianças que estudam na Rede Municipal de Ensino.

Como parte da classe politica, reitero ser extremamente importante o trabalho conjunto de todas as Comissões da Casa de leis para o acompanhamento do problema. Para mim a melhor estratégia é o excesso de cautela.

O fato é que nós vereadores desta Casa, temos a obrigação de trabalhar para ajudar a população, ainda mais na escola, um espaço ocupado por crianças e jovens, isso se torna ainda mais relevante”, finalizou

Não posso deixar de mencionar a minha lei municipal 3.999, de 13 de dezembro de 2002, que institui o programa de alimentação diferenciada para alunos diabéticos, hipertensos e obesos nas escolas municipais da Capital.

Nesse sentido posso afirmar ser necessário a presença de uma nutricionista em cada Escola para acompanhar o planejamento, direção, supervisão e avaliação dos serviços de alimentação e nutrição no ambiente escolar.

O que precisamos é desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis dentro das instituições de ensino, prevenindo crianças e adolescentes do colesterol alto, das diabetes, combatendo a obesidade infantil, intoxicação alimentar e até mesmo doenças crônicas.

Que fique bem claro que o profissional de nutrição vai utilizar alimentos básicos, adequando aos hábitos alimentares à boa saúde.

Um forte abraço a tds!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário