segunda-feira, 12 de setembro de 2011

150 anos da unificação da Italia - Visita do embaixador italiano a MS




Diz um ditado latino: Latim é mãe da língua italiana - "Varietas delectat" - A diversidade das coisas é que nos encanta.... assim a cultura italiana.

È .....2011 é o ano de muitas comemorações para brasileiros e italianos, pois se completam os 150 anos da unificação italiana, e ao mesmo tempo comemoramos oficialmente o ano da Itália no Brasil.

Sendo assim, além desta forte comemoração .. que venho aqui registrar, agradecendo desde já a honrada e importante visita do embaixador , Gherardo La Francesca, ao Brasil , especialmente em Mato Grosso do Sul, onde por sua estada em Campo Grande, no último 9/9 aproveitou para se reunir com o nosso governador André Puccinelli, que também é descendente de italiano, para esquematizar possibilidades de integração comercial.

Como representante da Câmara Municipal de Campo Grande, e sendo tambem descendente de família Italiana, que ressalto a minha participãção na reunião. Foi uma visita que estreitou ainda mais este laço de integração entre o Estado e a Itália, para que ambos sejam fortalecidos nas áreas da economia, turismo e cultura.

Conforme informações....... é bom ressaltar, que durante a reunião, André e o representante do governo italiano discutiram como o Brasil está passando por anos de crescimento e de ampliação do mercado consumidor, e como a interlocução com ministérios, entidades de fomento e governos regionais pode inserir a Itália nesse cenário.

Gherardo La Francesca defendeu que empresas de seu país podem proporcionar tecnologia e experiência para atender a demanda crescente brasileira. O diplomata revelou que, com a ajuda de várias empresas, a embaixada está dando início a um mapeamento da presença territorial italiana no Brasil. Os primeiros passos já detectaram que a concentração, antes restrita principalmente ao estado de São Paulo, está agora se expandindo a áreas novas.

Nesse sentido André apresentou ao embaixador um panorama dos projetos que estão sendo concretizados e os que estão sendo pleiteados para MS em parceria com o Governo Federal e destacou que já promoveu, com empresários, duas missões à Itália para prospecção de investimentos, intercâmbios e abertura de mercado.

Vale salientar que ainda na exposição, ele mostrou como a construção de ferrovias, hidrovias e portos, deverão, em médio prazo, criar facilitadores para a exportação da produção local. Ao elencar a aposta na diversificação da matriz econômica, foi mencionado como as novas pavimentações, a atração de linhões de energia, a ampliação de aeroportos regionais, as parcerias para capacitação de mão de obra e o incentivo fiscal a novos setores da indústria tornam o estado atrativo para os investidores.

Para concluir o nosso governador estimou que dentro de até cinco anos, MS vai ter infra-estrutura logística completa, e se colocará em posição privilegiada dentro do programa IRSA – Integração Regional Sul-americana.

È realmente foi uma reunião muito positiva que marcou ainda mais as relações comerciais com os sul-mato-grossenses. Sua passagem pela nossa Cidade Morena significou um grande intercâmbio de aproximação entre Mato Grosso do Sul e Itália.

As parcerias sempre são bem vindas. Por isso não poderia deixar de agradecer o Circolo Italiano Guilhelmo Marconi por ter sido este canal de ligação.

Encerro as minhas palavras enviando novamente as minhas saudações afetuosas aos italianos de todos os Estados, condições sociais e ideais políticos, desejando que celebrem juntos este importante aniversário: os 150 anos de unificação da Itália.

Sem dúvida nenhuma o povo italiano se espalhou pelo mundo e em união com muitos povos contribui para o desenvolvimento dos mesmos, inclusive do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário