segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dia Nacional do Surdo!...... reflexões....


Hoje, 26 de setembro, é o Dia Nacional do Surdo. Não poderia deixar de refletir e relembrar a sociedade sobre os fatos históricos relativos à luta dos surdos, bem como prestigiar a data entre as pessoas portadoras de necessidades especiais auditivas.

Sei das lutas desta comunidade ao longo das eras, como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da lingua gestual nos diversos países do globo.

Como vereadora de Campo Grande e Presidente da Comissão de Cidadania de Direitos Humanos na Casa de leis, quero me colocar disposição para continuar trabalhalhando , buscando sensibilizar ainda mais a nossa classe política para a necessidade com estas pessoas. Eles merecem todo o nosso respeito!

É com muito orgulho que venho destacar o cumprimento de algumas das leis, na qual lutei para que fosse sancionada.

São elas: A lei 3.708, de 18 de fevereiro de 2000, dispõe sobre a realização de exame de audiometria nas escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino).

Posso afirmar que esta lei, os alunos tem garantido o exame de surdez. É uma medida que visa prevenir possíveis casos de surdez. Há muitos casos de alunos que não conseguem escutar bem e por desconhecimento de seu problema auditivo, às vezes costumam achar que não são capazes de acompanhar as explicações dos professores e com isso acabam tirando notas baixas e até repetindo o ano.

Na capital, a Líbras (Linguagem Brasileira de Sinais) passou a ser também reconhecida oficialmente como meio de comunicação objetiva de uso corrente pela lei 4.294, de 5 de julho desde 2005. Esta proposta de minha autoria teve como intuito determinar que a prefeitura capacite e disponibilize funcionários do seu quadro de pessoal permanente a se comunicar por essa linguagem com alunos que, porventura, sejam surdos e mudos.

No meu entendimento são leis simples, mas muito eficazes no cotidiano das pessoas que são surdas.

As Línguas de Sinais, ao contrário do que muitos imaginam, não são simplesmente mímicas e gestos soltos utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação, são línguas com estruturas gramaticais próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário