segunda-feira, 4 de julho de 2011

Sessão solene marca o Dia da Comunidade Italiana..




































“Fico feliz em ser propositora da solenidade Comunidade Italiana. Uma família que já me considero parte. Creio que Deus continuará nos abençoando em tudo que fizermos, afinal, é promessa Dele abençoar os seus. Sendo assim, vamos continuar com este forte laço de amizade recíproca para que possa prevalecer e perdurar por muito mais tempo, pois assim cresceremos juntos não só como indivíduos, mas como nação. Vida longa a todos nós ítalo-brasileiros”

Foi desta forma, que a Câmara Municipal de Campo Grande, em sessão solene realizou no dia (22/6), a noite de comemoração ao Dia da Comunidade Italiana, prestando uma especial homenagem aos campo-grandenses descendentes de italianos. A data que já é tradicional foi instituída por mim, por meio da Lei Municipal nº 3.341, desde 97, no município de Campo Grande.

A solenidade foi aberta com a apresentação de um vídeo alusivo à imigração italiana, contendo o depoimento de Fausto Furlan, pintor e cenógrafo, nascido em 1927 em Oderzzo, na Itália, mas que ao chegar em Mato Grosso depois de percorrer as grandes cidades brasileiras e países sul-americanos e da Europa, escolheu Campo Grande para morar.

Também foi apresentada em Plenário a Dança Esmeralda, pela bailarina Narayana Rodrigues, com música de César Pugni. Os músicos Ricardo Lauro Pereira (saxofone) e Itamar Andrade (teclado) apresentaram músicas típicas da Itália, em homenagem aos presentes, marcando o início da Sessão Solene.

Durante a solenidade foram homenageadas personalidades da sociedade campo-grandense, que compõem a comunidade italiana, como forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados à nossa cidade. A sessão solene contou com a participação do presidente do Circolo Italiano “Guglielmo Marconi”, Ângelo Bruno Junior e do vice-cônsul da Itália para Mato Grosso do Sul, Alcides Trentini.

Em seu discurso Luis Umberto Aspézi, diretor social do Circolo Italiano, considerou a ocasião “uma raríssima oportunidade de ser homenageado e falar sobre o que temos de mais sagrado, que é a família e a nossa descendência.

Como proponente desta solenidade, não poderia deixar de saudar em minhas palavras a bela história de imigração do povo italiano ao Brasil e também alguns aspectos que contribuíram para o desenvolvimento nas áreas política, cultural, economia o e sócio-educativa do país, em especial no Mato Grosso do Sul.

Somente no nosso Estado, existem aproximadamente duzentos mil descendentes de italianos que passaram a desenvolver diversas atividades profissionais, destes, cerca de quatro mil encontram-se estabelecidos na Capital, sendo dois mil com cidadania italiana.

Por isso a minha admiração pelo povo italiano junto a esta a Casa de Leis é reconhecedora das qualidades desta comunidade e da importância que a mesma tem para o progresso do Brasil, bem como no Estado. Por conta disso, não poderia me furtar de oferecer esta singela homenagem.
Encerro a minhas palavras , destacando em meu discurso a importância desta comunidade com a crônica de Luigi Picarelli, que fala da perseverança e luta deste povo tão generoso.


Um forte abraço a tds!

Confirma alguns dos homenageados por mim e pelo Circolo Italiano de campo Garnde – MS.

· Adriana Facchin Neves
· Flavio Jose Greghi
· Grimáldo Grella
· Ivone Prestes Esposito Simão

Circolo Italiano
· Luca Facchin
· Luiz Carlos Mosena
· Marcos Rogério Mistro Piccinin
· Luis Humberto Aspesi


Nenhum comentário:

Postar um comentário