quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Importância da imunização

O Dia Mundial de Combate a Pneumonia, comemorado no mês de novembro, é uma boa data para lembrar os pais sobre a importância em vacinar seus filhos contra a doença. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a pneumonia mata uma criança a cada 15 segundos, sendo que 98% das mortes são registradas em países pobres.

Para especialistas, a falta de informação sobre a gravidade da doença, principalmente na infância, pode explicar parte da alta incidência de mortes. Em levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Pneumologia, um em cada quatro entrevistados não soube responder quais os sintomas da doença.

Para discorrer mais sobre o assunto, recentemente conversei pessoalmente com o médico pediatra neonatologista Jorge Armando. Segundo ele, a melhor maneira de os pais manterem as crianças protegidas é simplesmente seguir o calendário de vacinação.

A imunização contra as doenças pneumocócicas, incluindo pneumonia, ganhou uma eficaz aliada, a Prevenar-13, vacina pneumocócica que oferece a mais ampla cobertura na imunização de crianças contra doenças pneumocócicas.

Prevenar-13 é a primeira vacina disponível no mercado a imunizar contra um dos tipos mais agressivos da bactéria pneumococo, o 19ª. Além disso, é a única a abranger mais de 90% dos sorotipos atualmente associados à chamada resistência bacteriana.

Jorge Armando reforça a informação que as vacinas são as ferramentas mais poderosas que existem para prevenir as doenças. Elas protegem milhões de crianças e adultos de vírus e outros organismos maléficos que ameaçam suas vidas, incluindo poliomielite (paralisia infantil), tétano, difteria, coqueluche, febre amarela, encefalite japonesa, sarampo, hepatite B, meningite e gripe.

Segundo o pediatra, por dia, em média 17 crianças entre 1 e 9 anos tem o diagnóstico de pneumonia na rede pública de saúde de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, por exemplo, 80% das internações infantis na Santa Casa e no Hospital Regional são consequentes de doenças respiratórias, principalmente pneumonias. A esperança é que a partir deste ano, as estatísticas melhorem.

Sendo assim, o médico frisa que desde março, o Ministério da Saúde passou a disponibilizar para a rede pública de saúde a vacina Synflorix, mais conhecida como Pneumo-10, da GlaxoSmithKline Brasil, que cobre dez sorotipos da bactéria pneumococo. Antes a única disponibilizada no mercado era a Prevenar (7-valente), da Wyeth, responsável pela cobertura de sete sorotipos.

No Estado, por exemplo, a Synflorix é encontrada pelos pais nos postos de saúde dos municípios. A Prevenar é distribuída no Crie (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais), que fica no Hospital Regional Rosa Pedrossian, em Campo Grande.

O pneumococo é transmitido por meio da saliva e pode entrar pelas narinas e se multiplicar no nariz. Através das secreções a bactéria pode chegar até o ouvido e provocar uma otite, cair na corrente sanguínea e parar no cérebro desenvolvendo meningite ou então chegar ao coração e ser responsável por uma endocardite.

Outras doenças também foram destacadas pelo médico Jorge Armando, como: meningite e catapora. A vacina, no caso da catapora, não está disponível no calendário nacional de vacinação e pode ser obtida apenas na rede particular por valores que oscilam entre R$ 400 a R$ 500 a dose. Ela deve ser repetida a cada cinco ou dez anos.

Toda criança precisa de vacinas. É a maneira mais simples e eficiente de prevenir algumas doenças. Vamos esclarecer sobre o assunto, vamos levar nossos filhos ao pediatra, pois ele poderá orientar, discutir a necessidade de vacinas especiais e informar sobre o surgimento de vacinas novas. E o mais importante: não deixem de ir até o posto de saúde buscar as vacinas já disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Grande abraço a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário