quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cuidados com o sol

Com a chegada do verão as pessoas ficam mais expostas aos raios ultravioletas em suas atividades corriqueiras e, quando chega o final de semana, usam e abusam do sol para ostentarem um belo bronzeado.

No entanto, a exposição de forma inadequada ao sol pode trazer inúmeros prejuízos à pele. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a cada ano, 100 mil brasileiros desenvolvem algum tipo de tumor de pele, sendo a exposição excessiva ao sol a sua maior causa. De todos os tumores malignos registrados no Brasil, 25% são de câncer de pele.

Neste sentido, a dermatologista Cíntia Grundler explica quais são os principais problemas ocasionados pelo sol e como, de uma forma simples, eles podem ser evitados. Os mais comuns são os melasmas, que são manchas escuras na pele, geralmente na área da face, mas que podem aparecer em outras partes do corpo.

Ocorrem com mais frequência nas mulheres devido a alterações hormonais provocadas pela gravidez ou pelo uso de anticoncepcionais. Todavia, o fator determinante para o seu aparecimento é a presença de radiação ultravioleta, ou seja, cuidados redobrados com o sol são essenciais.

Outro problema muito comum e mais perceptível em pessoas de mais idade são os lentigos solares. “Os lentigos são aquelas manchas decorrentes da exposição ao sol de toda uma vida, e podem ser confundidos com sardas”, explica a dermatologista.

Câncer de pele – Além de ter os cuidados necessários para evitar as doenças típicas do verão, as pessoas precisam criar a consciência de que a exposição excessiva ao sol sem a devida proteção causa o câncer de pele. Segundo estatísticas do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele é o que registra maior incidência no Brasil e está diretamente relacionado à exposição ao sol.

A médica Cíntia Grundler alerta para a exposição aos raios ultravioletas e enfatiza que, mesmo esporádica, é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer. “A pele exposta ao sol não se recupera. A solução principalmente para as pessoas de pele clara é evitar o sol e quando houver exposição, usar o protetor solar e reaplicar a cada duas horas. Além disso, é importante o uso de chapéus e camisetas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário