quinta-feira, 23 de julho de 2015

Visita _a Casa da Mulher Brasileira ; serviços integrados e especializados que demonstram o compromisso de MS em combater a violência contra a mulher


Mesmo durante o período de recesso das atividades parlamentares da Câmara Municipal de Campo Grande, continuo cumprindo minha agenda de visitas em bairros e instituições da Capital. À frente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, estive nesta semana marcando presença na Casa da Mulher Brasileira, para conhecer de perto as iniciativas executadas com foco no enfrentamento à violência contra as mulheres em Mato Grosso do Sul, como obriga a lei estadual n° 2.168, de autoria do Deputado Picarelli (PMDB) que cria o Programa de Amparo e Combate à Violência doméstica, cuja finalidade principal é orientar e tratar psicológica e fisicamente as vítimas e os agentes causadores desse tipo de violência.

No local, fui recebida pela amiga, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liz Derzi de Mattos, e pelas demais representantes de órgãos públicos que apresentaram balanços de atendimentos, além da apresentação de como funciona a estrutura da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande. Entre as informações relatadas sobre a Unidade, esta os números de mulheres atendidas desde que a Casa começou a funcionar - mais de 3.000 em cinco meses de atendimentos; e a excelência dos serviços inovadores e especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres, como delegacia 24h; defensoria; promotoria, patrulha Maria da Penha (Guarda Municipal); além de atendimento psicossocial, alojamento, cuidados com a criança –brinquedoteca, e de orientação para emprego e renda .

De acordo com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liz Derzi de Mattos, a Casa da Mulher Brasileira demonstra o compromisso de Mato Grosso do Sul em combater a violência contra a mulher e promover, na prática, os direitos nas áreas de justiça, segurança, saúde integral e assistência social. Segundo a nossa gestora, o trabalho múltiplo e inovador oferecido nessa Unidade é forte, ousado, determinado e constante para garantir a segurança e o bem-estar dessas cidadãs

Quero aqui frisar que todos estes dados só reafirmam que os serviços associados humanizam e salvam as mulheres vitimas dessa violência. Posso dizer que fiquei impressionada com o trabalho conjunto realizado nessa Casa, a primeira em atendimento 24horas a ser inaugurada no país. De fato um presente para nossa Capital. Fica comprovado que aqui existe a preocupação com aquelas mulheres que em situação de vulnerabilidade necessitam de um lugar para serem acolhidas e serem tratadas como elas merecem, com respeito.

Concluo ainda.... reafirmando a minha luta e a do deputado Picarelli em continuar chamar à atenção da sociedade para o problema, e em oferecer o nosso apoio a todas as ações públicas voltadas à proteção e preservação da integridade da mulher.



Nenhum comentário:

Postar um comentário