terça-feira, 5 de maio de 2015

Crise na Santa Casa de CG: Situação é desrespeitosa e alternativa é sensibilizar prefeitura para que famílias não sejam prejudicadas



A importante participação do diretor-presidente da Santa Casa, Wilson Teslenco nesta terça-feira (5), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande para relatar os problemas e evidenciar a grave crise em que se encontra o maior hospital do Centro-Oeste, me levou como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa de leis, a afirmar que a situação critica é desrespeitosa com as pessoas que são obrigadas a recorrer ao setor hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) da Instituição ou em qualquer outro Hospital.

Me sentindo extremamente preocupada, quero aqui dizer que ainda que a prefeitura esteja enfrentado “imensas dificuldades” para administrar diversos setores do município , especialmente a área de saúde, urge que se conclame o apoio de todos os parlamentares para “sensibilizar ” o Poder Executivo para que resolva, com o imediatismo que a situação requer, os problemas na Santa Casa e evite que o mais importante hospital de Mato Grosso do Sul, interrompa, de vez, a prestação dos serviços indispensáveis de saúde à população.

Friso que não se trata mais de questão politica, mas social, em razão da população ser a mais prejudicada. A garantia de uma boa saúde a todo e qualquer cidadão-que tem seu esteio na Constituição Federal, é uma realidade que deve ser imposta.

Ainda durante o uso da palavra, aproveitei para lembrar outros antigos debates sobre os problemas estruturais que se arrastam há alguns anos no hospital Santa Casa, como a questão da redução do número de vagas de internações, que segundo opinião, não é pela falta de pacientes, mas pela falta de atendimento e ainda devido a quantidade de leitos que hoje estão disponíveis e que não suprem a demanda. Diante disso, é preciso mudar com soluções práticas e não discursivas, caso contrário a Instituição pode chegar ao colapso total, a ponto de fechar as portas para a população.

Dentro deste contexto aqui esperamos que a prefeitura e o governo do estado se solidarizem com as famílias que precisam dos atendimentos prestados por esse Hospital. E com a explanação apresentada aqui nesta Casa de Leis sobre a atual realidade da Santa Casa e assumam o seu compromisso/dever com a Saúde da população. Isso vai possibilitar à Santa Casa retomar o fôlego necessário para que os serviços possam ser prestados e que o hospital continue consolidado em nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário