sábado, 28 de março de 2015

VISITA à SAS PARA TRATAR SOBRE O ACOMPANHAMENTO DAS MULHERES VITIMAS DA VIOLÊNCIA



Nesta última semana (dia 27 - sexta feira) estive na Secretaria Municipal Assistência Social de Campo Grande - SAS para discutir com a Secretária Janete Belini o acompanhamento das mulheres vítimas de violência que traz a lei estadual n° 2.168, de autoria do Deputado Picarelli que cria o Programa de Amparo e Combate à Violência Doméstica, que tem por finalidade além do combate a este tipo de agressão... de orientar e tratar psicológica e fisicamente as vítimas e agentes causadores desse tipo de violência.

E segundo informações, que por sinal me deixou muito feliz...O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a própria SAS já se utiliza através do cumprimento da Lei.... este tipo de serviços de atendimento à mulher em situação de ameaça ou violação de direitos o apoio psicossocial com acompanhamento de psicólogas, assistentes sociais e demais integrantes da equipe técnica do serviço. Durante o atendimento, é feita a escuta qualificada do relato das usuárias e elas junto com suas famílias passam a ser acompanhadas pelo serviço, participam de grupos operativos que trabalham temas como a autoestima e recebem informações sobre termos da legalidade.

Infelizmente a violência contra a mulher tem sido apontada pela ONU como uma violação dos Direitos Humanos e como um problema de Saúde Pública, ou seja, como uma das principais causas de doenças de mulheres; da mesma forma, a violência cometida contra as mulheres é apontada como um dos principais entraves ao desenvolvimento de países do mundo inteiro.
No Brasil a violência de gênero é um grave problema. A Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) realizou 4,1 milhões de atendimentos entre 2005 e 2014. No Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do estado aponta que o atendimento às mulheres vítimas da violência representa hoje mais de 40% de toda a demanda da Polícia Civil. Portanto, a interlocução do Serviço Social com essa questão se faz necessária. Uma vez que a violência de gênero é um fenômeno social, deve ser enfrentada através de um conjunto de estratégias políticas e de intervenção social direta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário