quinta-feira, 7 de abril de 2011

Saúde .... temos que fazer algo!!!


Sou autora de diversas leis voltadas para a saúde do campo-grandense. Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no último dia 7, acredito que muita coisa tem que ainda ser feita.


Esta semana a Câmara de Vereadores de Campo Grande, abriu o leque para a discussão que infelizmente não quer acabar. O debate sobre os problemas estruturais que se arrasta há alguns anos no hospital Santa Casa de Campo Grande - MS , foi o principal deles.


O assunto me fez refletir sobre as discussões que envolvem a saúde como lider do ranking das reclamações da população.


Uma das minhas grandes preocupações é a redução do número de vagas de internações, que segundo informações, não é pela falta de pacientes, mas pela falta de atendimento e a pouca quantidade de leitos que hoje estão disponíveis.


Os dados fornecidos pelo presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Wilson Levi Teslenco, durante a sua explanação sobre a atual crise da Santa Casa, revelou que em 2010 foram registrados 22 mil internações, um número menos expressivo, comparado com o ano de 2000 em que as internações registraram em media 33 mil. Atualmente a Santa Casa disponibiliza 750 leitos.


O que vem ocorrendo no Brasil e no estado é um quadro perigoso. E por isso é preciso mudar com soluções práticas e não discursivas, caso contrário a Santa Casa, e até mesmo outros estabelecimenrtos de saúde infelizmente pode chegar ao colapso total. Eu acredito que pode ter uma alternativa, desde que haja um envolvimento maior das autoridades: federal, estadual e municipal junto a sociedade em favor da Saúde.


Infelizmente estamos vivendo uma crise no setor de saúde muito grave. A saúde tem que ser colocada como prioridade. O que precisamos agora é unir esforços para traçar um diagnóstico e estudar soluções e metas para ajudar a sanar os problemas emergenciais de saúde em geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário