quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Leis Diabetes

Quando o assunto é saúde, a minha preocupação aumenta. Mediante isso, faço um alerta à população para as causas, os sintomas e o tratamento de doenças, em especial aos tipos de diabetes, que, segundo informações da Sociedade de Diabetologia Brasileira, apontam um crescente número de casos de doentes com diabetes no mundo. No Brasil, estima-se que existam atualmente entre 600 a 700 mil diabéticos, dos quais só metade tem conhecimento da doença.

Para alertar a população da importância deste contexto, conversei com a médica endocrinologista Sandra Gabam, que explicou a necessidade de se criar programas para este tipo de doença que às vezes não é percebida pelos cidadãos, justamente pelo fato do paciente não ter o hábito de ir ao médico com freqüência.

Durante a conversa, a médica me destacou dois tipos de diabetes mais comuns: diabetes mellitus insulino-dependente, do tipo 1, ocorridas em pessoas de todas as idades, que precisam de insulina para o controle da disfunção e os diabetes mellitus não insulino-dependente, tipo 2, que é o tipo mais freqüente e acarreta complicações a pessoas acima dos 40 anos.

É por isso que não venho poupando esforços para propor ao longo destes quatro mandatos que exerço na Câmara Municipal de Vereadores de Campo Grande a criar leis e projetos de lei cujo foco principal está voltado para a saúde escolar na Reme (Rede Municipal de Ensino).

Um exemplo de luta e vitória foi a lei nº 3.999, de 13 de dezembro de 2002, que determina a realização de exames de diabetes nos alunos das escolas municipais da Capital, onde, se forem detectados indícios da doença, alimentações diferenciadas devem ser oferecidas às crianças que não podem ingerir açúcar.

Essa Lei elaborei , tendo em vista o grande número de crianças diabéticas e hipertensas que estudam na Reme. Com a implantação do programa, estamos propiciando condições para estas crianças terem acesso a uma merenda balanceada e adequada às duas peculiaridades.

A saúde deve estar sempre em primeiro plano.

Um grande abraço a todos que me acompanham.
Obrigada.

Um comentário:

  1. Parabéns pela preocupação com a saúde de CG.
    Diabetes é um problema sério e muita gente não dá a importância devida.

    ResponderExcluir