quinta-feira, 12 de novembro de 2015
Prevenção ao câncer de próstata: projeto que institui e comemora o ‘Novembro Azul’ em Campo Grande
Com intuito de chamar a atenção da sociedade, para a importância da prevenção do câncer de próstata, que se diagnosticado precocemente as chances de cura podem atingir 90%, apresentei um projeto de lei que institui oficialmente no calendário de eventos na Capital o mês “Novembro Azul”, dedicado a ações preventivas de integridade da saúde do homem. A proposta teve o apoio de todos os colegas parlamentares da Casa, inclusive dos vereadores José Eduardo Cury, Flávio César e José Chadid.
Como presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Casa de leis afirmou que a exemplo do Outubro Rosa, o Novembro Azul tem o objetivo de chamar a atenção da população masculina sobre o autocuidado, e em especial, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Acredito que o primeiro desafio é a quebra do preconceito quanto ao exame de prevenção, muito mais simples e do que o tratamento da doença. É importante que os homens se preocupem com a saúde e deixem a resistência ao exame.
Queremos que os homens também criem a cultura da prevenção do câncer de próstata e que o ‘Novembro Azul’ tenha tanta força quanto o ‘Outubro Rosa. As ações de conscientização são fundamentais para um diagnóstico precoce, por isso entendemos que quanto mais for divulgado o assunto, maiores serão as chances de tratamento e cura da doença.
Projeto - A campanha promovida anualmente de 1º a 30 de novembro irá desenvolver atividades que visam à divulgação das medidas de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e outras doenças masculinas. A Secretaria Municipal de Saúde realizará critério dos gestores, em cooperação com a iniciativa privada, com entidades civis e organizações profissionais e científicas, campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas visando ao esclarecimento e incentivo à realização de exames preventivos para a detecção do câncer de próstata, assim como para outras doenças que acometem primordialmente a população masculina.
Fica estabelecido ainda que a Secretaria de Saúde poderá disponibilizar no âmbito da Rede Municipal de Saúde, a reivindicação de exames específicos nas unidades habilitadas.
O movimento “Novembro Azul” surgiu na Austrália em 2003 no período de comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro. Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul no sentido de conscientizar a população sobre o problema. No Brasil, o “Novembro Azul” cresce buscando pela prevenção em diagnóstico precoce do câncer, pois, o índice de homens que nunca foram ao urologista é de 51%. No País, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Como a doença pode demorar a se manifestar, exige atenção e exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário