domingo, 4 de março de 2012

Você sabe o que faz um médico nutrólogo?




A alimentação e a nutrição são imprescindíveis à vida do homem, por isto, este novo campo do saber - a Nutrologia - é fundamental nos assuntos que relacionam-se com o crescimento, o desenvolvimento e a saúde dos indivíduos.

Médicos Nutrólogos orientam os pacientes a respeito da alimentação para melhora energética, correção do peso e aumento da longevidade, estudando os benefícios e malefícios dos nutrientes existentes nos alimentos. São médicos, que depois que terminam a graduação, submetem-se à prova de título de especialista em Nutrologia, como fazem para qualquer uma das demais especialidades médicas mais conhecidas. Estes profissionais têm um amplo e profundo conhecimento da dinâmica nutricional nos estados patológicos e da influência das correções nutricionais na prevenção e tratamento das doenças.

Na prática clínica, a Nutrologia se associa a outras especialidades médicas (Endocrinologia, Gastroenterologia, Medicina Esportiva...) e a profissionais não médicos, como, nutricionistas, psicoterapeutas, profissionais de Educação Física, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Nos hospitais, trabalham compondo as equipes multidisciplinares de nutrição, que garantem a nutrição dos pacientes internados para tratamento clínico ou cirúrgico. Nos consultórios, fazem a orientação nutricional das diversas patologias clínicas onde a dieta é fundamental.

Foi com este objetivo,de procurar entender as diversas e importantes especialidades da medicina que recentemente eu tive a honra de entrevistar o médico Bariatra com especialidade em nutrologia Francisco Javier Holguin que reside no México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário