quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Lei que combate bullying nas escolas

Está em vigor desde o dia 13 de março de 2008 a lei 4.604, que institui o programa de prevenção da violência nas escolas. A lei é de minha autoria.

Conforme Magali, casos de bullying – intimidação de alunos, através de xingamentos ostensivos e colocação de apelidos, além de força física – nas escolas têm causado preocupação à diretoria e aos professores, pois em muitos dos casos essa supremacia intimidatória acaba em violência. Muitas vezes essa intimidação é feita por grupos de alunos que utilizam da força física para [comandar] os colegas mais fracos. Com isso, gangues internas acabam sendo criadas nas escolas e lei objetiva amenizar essa situação.

Pela lei, as escolas municipais devem desenvolver ações educativas para proibir essa prática, através do estímulo à segurança, cidadania e respeito ao próximo. Também deve existir um monitoramento por parte da escola, no que condiz à situação de risco referente à violência no ambiente escolar.

A lei enfatiza, ainda, que as escolas deverão promover palestras junto à comunidade escolar expondo o planejamento e as recomendações de medidas de combate à violência. Também se torna obrigatória a criação de uma semana anual para a discussão dessa violência, bem como para resultados obtidos coma a criação do programa. Além de ser uma medida de conscientização, prevenção e combate ao bullying escolar, a lei objetiva que as escolas desenvolvam ações educativas para que essa prática seja estagnada. Um programa eficaz que reforça o canal de comunicação entre alunos, direção, professores e pais.

Apoio – Mesmo antes de presidir a Comissão da Cidadania e Direitos Humanos da Câmara, eu já vinha lutando e realizando palestras de conscientização nas escolas para intensificar ainda mais a medida proposta.

O promotor de Justiça da 27ª Vara da Infância e da Adolescência, Sérgio Fernando Harfouche, que vêm trabalhando frequentemente nesta questão, se manifestou favorável à lei, explicando que os casos de violências nos estabelecimentos de ensino podem ser contidos com a medida, desde que todos os envolvidos tenham um compromisso de levar adiante este trabalho, independente de qualquer gestão política.

A partir desta lei, constantemente tenho sido chamada a proferir palestras em diversas escolas sobre o assunto. A Escola Estadual Dona Consuelo Müller, no Jardim Jacy, foi uma delas.

2 comentários:

  1. Bom dia! Sou Valeria, psicóloga, com especialização em educação. Trabalhei 16 anos como orientadora educacional no Dom Bosco. Agora venho me dedicando ao estudo do bullying e à promoção da conscientização sobre o assunto junto principalmete aos professores. Tenho material muito bom para workshops e palestras. Seria possível nos encontrarmos? Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Querida Magali,

    Adorei o blog. Em especial essa notícia da Lei de combate ao Bullyng. Sou Assessora de Imprensa da escola MACE, no período da manhã, e, lá o Núcleo de psicologia vem trabalhando, pelo menos há uns 4 anos, sobre este tema. Toda a escola está envolvida neste assunto tão profanado nos últimos tempos.
    Fiquei muito feliz com a notícia desta Lei, pois, tenho certeza que nossas crianças se beneficiarão, e muito, com ela.
    A Sra tem feito um excelente trabalho! Parabéns!
    Um abraço,
    Laila.

    ResponderExcluir