segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Palestra com o tema “Bullying e Juventude – Como lidar com este desrespeito na escola





A frente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campo Grande, e autora de várias leis direcionada a área da Educação voltei com alegria no coração a percorrer as escolas do município para dar continuidade ao ciclo de palestras sobre temas de relevância para comunidade escolar. Nesta semana, estive na região das Moreninhas visitando a escola Municipal José Mauro Messias para proferir palestra para mais de 100 alunos sobre “Bullying”.

O convite foi feito pela própria direção da instituição que considerou importante promover a troca de ideias entre os pais e estudantes, através da lei de minha autoria n°4.604 que institui o programa de prevenção ao bullying, afim de alertar e solucionar o aparecimento de situações que envolvam violência no ambiente escolar.“Esse encontro faz parte de um ciclo de palestras para os pais. O nosso objetivo é integrar escola e família. A melhor ferramenta para combater violência é a informação e a conscientização desde cedo”, frisou Dinalva Domingos, atual diretora da escola.

Quero aqui registrar que quando se discute um assunto com a própria comunidade, você vai ensinando os mecanismos legítimos para enfrentar qualquer adversidade. Falar da lei 4.604 só irá reforçar a importância de políticas contra às práticas de violência no ambiente escolar. É assim, intensificando nosso trabalho num tom de alerta, que vamos conscientizar a nossa sociedade sobre violência. Tenho conhecimento de que muitos alunos vítimas desse tipo de violência têm abandonado suas escolas, motivados pelo medo, vergonha. Isso é triste, pois a educação acaba sendo prejudicada. Ferramentas já existem, espero que o cenário mude.


Na ocasião pude comentar outras leis que considero essencial na área da educação, por exemplo, a lei municipal n° 3.999, de 2002, que institui o programa de alimentação diferenciada para alunos diabéticos, hipertensos e obesos nas escolas municipais da Capital. Segundo ela, é importante ter uma nutricionista em cada escola para acompanhar o planejamento, direção, supervisão e avaliação dos serviços de alimentação e nutrição no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário