sexta-feira, 17 de abril de 2015

NO INCENTIVO AO PARTO SOLIDÁRIO E HUMANIZADO - VISITA AO HOSPITAL DA MULHER NAS MORENINHAS

Atendendo aos pedidos da própria população, estive nesta semana junto com a secretaria municipal da mulher, Liz Derz de Matos visitando no bairro das Moreninhas o Hospital da Mulher Vó Honória Martins Pereira, para conhecer de perto a implantação dos serviços que estão sendo prestados em benefício às mulheres gestantes, e também verificar as principais necessidades do hospital que ainda é referencia na região.

Entre as informações relatadas sobre a Unidade que atende em média de 5 a 10 mulheres por dia está a necessidade de alguns materiais, como roupas de cama hospitalar e de uso para as gestantes durante sua internação. Em razão disso, eu-como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campo Grande e a nossa secretária, Liz Derz observamos que o hospital está indo bem, mas precisa melhorar em alguns aspectos e por isso vamos buscar ajuda apoio om a prefeitura para melhorar a reforma estrutural e renovar os materiais desde a compra de novos colchões até Kit-enxoval para as famílias mais carentes.


Quero aqui destacar que ficamos satisfeitas em constatar durante a nossa visita nas dependências internas da casa de saúde, que mesmo com uma estrutura física ainda pequena - 12 leitos por enquanto, a maternidade vem colocando em prática a cultura do parto humanizado. Prova disso, são os avanços, com os atendimentos qualificados a população, atendendo assim, as exigências ao cumprimento da Lei estadual do deputado Mauricio Picarelli nº 2.376, de 21 de dezembro de 2001, que institui o parto solidário em Mato Grosso do Sul, cujo objetivo é justamente assegurar uma melhor assistência às parturientes como: direito a acompanhante durante toda a sua estada no estabelecimento de saúde.

Essa é a nossa intenção....... difundir as vantagens do parto humanizado e estimular as grávidas a seguirem suas práticas na gestação e no neonatal através de uma lei que já existe há mais de 10 anos. Para finalizar ....ficamos felizes em conhecer a série de ações que visam atender as necessidades da gestante, incluindo desde a presença de um acompanhante de sua confiança durante o parto até aspectos fisiológicos, psicossociais e sociais. A prioridade é respeitar as vontades da grávida com o mínimo possível de intervenções médicas, estimulando o parto natural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário