Embora muito já se tenha conquistado nestes 100 anos de mobilização coletiva como a exemplo da consolidação da mulher no mercado de trabalho e o crescente número dessas em altos cargos executivos, a luta é ainda é constante, afinal, o mundo contemporâneo continua sendo machista.
A Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS se reúne em sessão solene nesta quarta-feira para registrar a passagem desta data, reconhecendo à importância política e histórica do evento em questão.
È fato que todo encontro com a mulher, todo encontro em torno da mulher, todo encontro sobre a mulher é, antes de tudo, a celebração de uma grande alegria. Alegria que não tem nome nem preço, mas que sempre tem tempo e lugar, como este em que agora estamos.
O dia 8 de março é sem dúvida alguma uma data significativa na defesa dos direitos das mulheres em todo o mundo. É um dia de afirmação das lutas históricas das mulheres, como também é um dia de comemoração, pois brindamos as nossas conquistas e, especialmente, os avanços que possibilitam antever dias de mais igualdade e mais respeito à condição feminina.
Inegavelmente há, em nossos tempos, muitos esforços para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mas é bom que fiquemos atentos, pois com todos os avanços, as mulheres ainda sofrem em muitos locais, com baixos salários, violência doméstica, jornada excessiva de trabalho, desvantagens na carreira profissional, alem de preconceitos de toda a ordem. Se muito já foi conquistado, é também certo que muito ainda há para ser modificado nesta história.
É importante ressaltar que ainda precisamos ampliar os direitos sociais da mulher brasileira e transformar a "sociedade de discurso" em "sociedade de práticas”, e esse objetivo nos mobiliza ainda mais para reafirmarmos nosso compromisso e empenho na função legislativa, ao apresentar boas propostas para nossa região em temas que nos são muito caros, como é o tema do trabalho doméstico e a participação das mulheres nos espaços de poder.
Por isso cada mulher, cidadã, possui um importante papel, que não significa apenas a luta pelos seus direitos como mulher, mas sim a luta por uma sociedade mais justa.
Uma mulher é fonte de vida, de prazer, que ama, que sofre, que sonha, que compartilha, que é companheira, que é solidária, que é fraterna, que afaga. É ela quem gera o ser, que o coloca no mundo, que o amamenta, que o educa, que o ensina, que o orienta para a convivência harmoniosa com o ambiente adverso e atualmente tão competitivo que está a lhe esperar.
Como uma parlamentar acredito que a Câmara Municipal de Campo Grande-MS venha homenageando à altura e reconhecendo o grande valor das mulheres de nosso município que diariamente conseguem conquistar seus espaços e vão ajudando a escrever a história dessa Capital.
Pois nessa luta das mulheres nunca houve vencidos. Homens e mulheres sempre saem vencedores, em nome da dignidade.
Parabéns a nós mulheres !!!
Um grande abraço e mais uma vez obrigada pela sua atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário